Um dia desses a Festa me perguntou qual perna o Saci-Pererê tem, eu respondi que nunca tinha reparado na perna dele e fiquei matutando naquilo por muitos dias: qual perna ele tem e porque só tem uma? E a curiosidade me levou ao Google, mas eu sempre achei a mula sem cabeça mais interessante que o Saci porque minha imaginação limitava muito todos os Sacis que eu tentava materializar, a mula sem cabeça não, eu tenho podido escolher a cor das chamas dela!  \o/ Então procurei sobre a mula sem cabeça, descobri que ela, ou elas, como preferir são mulheres que tiveram envolvimento afetivo muito intenso com padres, sacerdotes ou qualquer outro representante de Deus na Terra, O_o e que sob uma análise simbólica são representantes da força selvagem com um quê de valorização negativa e libido extrema, com ausência de razão e consciência e predominância dos impulsos sexuais e inconsciente pessoal, nascidas na Península Ibérica e trazidas pra cá pelos espanhóis e portugueses. Até ai tudo bem, mas o que me assustou mesmo foi o tal do Saci quando eu descobri que a versão original era um duende marrom, com duas pernas e um rabo! É sério gente, o Saci tinha um rabo! Não que um rabo seja lá uma aberração, mas onde já se viu um duende com rabo? Venhamos e convenhamos, um duende que não é verde ou que não usa verde, e sim vermelho e tem um rabo não pode ser um duende. Aí parece que alguém percebeu isso e resolveu fazer alterações, o Saci-Perere-duende-marrom-com-rabo passou a uma versão africanizada: um negrinho que perdeu uma das pernas (ainda não sei qual) lutando capoeira que ganhou um "pito" e um gorro vermelho da tradição européia... Por incrível que pareça isso me assusta mais do que a versão piloto.
Fiquei imaginando qual seria minha reação se eu topasse com um desses por aí, a principio pensei em subir numa árvore, com uma perna só acho que ele não saberia fazer isso, mas não seria seguro o bastante então pesquisei e montei um guia prático para iniciantes: Como se livrar dos mutantes folclóricos.
Fiquei imaginando qual seria minha reação se eu topasse com um desses por aí, a principio pensei em subir numa árvore, com uma perna só acho que ele não saberia fazer isso, mas não seria seguro o bastante então pesquisei e montei um guia prático para iniciantes: Como se livrar dos mutantes folclóricos.
Comecemos com a Sr.ª Pervertida-sem-cabeça: Basta furá-la com algum objeto pontiagudo até sair sangue e o tal do encantamento se quebra, se não quebrar você corre, e muito porque ela vai querer saber por que foi espetada.
Saci-Perere: Minha mãe sempre disse que ele fica nos redemoinhos de vento, então é só jogar uma rede sobre o redemoinho. Após a captura, deve-se tirar o capuz da criatura para garantir obediência, (tire a tanguinha também só por via das dúvidas) e prendê-lo em uma garrafa, mas escolha uma garrafa boa e confortável porque acima de tudo devemos preservar a dignidade do bichinho.
Lobisomem: Se você encontrar um desses, é só atacá-lo com algum objeto de prata, no entanto os animais só atacam ao se sentirem ameaçados, e você ficará significativamente encrencado se o IBAMA conseguir provar que o lobisomem foi vítima de maus-tratos.
Caipora: Esse você só precisa temer se for um caçador. Caipora é uma entidade pequena, de pele escura e peluda, mora no mato, anda pelada, fuma e bebe cachaça, anda montada em um porco-do-mato e carrega um pedaço de pau õ_o. Se você é um caçador e quer acabar com todos os nossos animais, basta chegar à floresta pendurar um cigarro numa árvore e dizer: "Toma, Caipora. Deixa eu ir embora." Humpf! Corrupto.
Cuca: Essa aí é uma bruxa com cara de jacaré que dorme uma vez de 7 em 7 anos e mora em uma caverna. Atualmente sua ocupação é assustar criancinhas que não gostam de dormir. Então quando encontrá-la é só fingir que está dormindo.
Iara: Era uma índia de olhos verdes. O_o Que foi jogada no rio como punição por ter matado seus irmãos. Foi emersa pelos peixes e virou uma bela sereia que cantava uma melodia irresistível, atraindo homens para dentro do rio. Com ela não precisamos nos preocupar, porque com a situação dos rios hoje em dia ela já era.
Boitatá: (risos) Sempre achei que fosse um boi... Mas é uma coisa de fogo que mora na água e pilha quem coloca fogo nas matas. É cega durante o dia, mas tem olhos de lanterna à noite. Assemelha-se a uma serpente com olhos enormes e dentes. Se você se encontrar com ele, fique parado, sem respirar e de olhos bem fechados.
Então, espero ter ajudado, pois nunca se sabe quando podemos encontrar um desses por aí. E sobre o Saci-Perere, descobri que é era canhoto, ou seja, tem a perna esquerda...
 
 
Um comentário:
Já debatemos muito sobre isso via msn, mas ainda estou surpresa pelo Caipora e o Curupira não serem a mesma pessoa. Sempre me associei a eles como uma só ôO
Postar um comentário